WooCommerce

O que é WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin disponibilizado pela plataforma de sites/blogs WordPress. Gratuito, ele permite que sua loja virtual seja construída a partir de códigos abertos.

A ideia foi desenvolvida em setembro de 2011 pelos programadores Mike Jolley e James Koster. Em 2015, devido a sua grande aceitação e ascensão, ele foi adquirido pelo WordPress e, atualmente, conta com mais de 600 000 lojas virtuais, número que corresponde a 28% do comércio eletrônico no mundo.

Vale ressaltar que desde a sua primeira versão, o plugin já contabilizou mais de 37.438.777 de downloads. Muita coisa! Esse sucesso também o colocou no top 5 dos plugins mais baixados do WordPress. O principal motivo? A interface fácil e intuitiva. Então, se você quer começar uma loja virtual, aposte nessa ideia!

O que o WooCommerce oferece?

Claro que o WooCommerce oferece muito mais do que um design sem muitas complicações. Ao adotar a ferramenta, você terá tudo o que é essencial para o perfeito funcionamento da sua loja virtual.

Vamos ver quais são essas funcionalidades:

Cadastro de produtos: categorias, filtros de camadas, produtos relacionados. É possível editar, inserir características específicas, excluir, duplicar e destacar.
Inserção de facilidades na hora de visualizar os produtos, como é o caso do “zoom”;
Opções para pagamentos: possibilidade de receber por meio dos principais cartões de crédito, PayPal e transferências bancárias. São mais de 140 possibilidades;
Opção para ativamento de desconto. Ex: “Leve 2 e pague 1”;
Acompanhamento de pedido: você pode manter contato com o seu cliente desde o fechamento da compra até a entrega. Tudo é feito por e-mail;
Entregas otimizadas: disponibilize frete grátis, valor único ou calcule em tempo real;
Gerenciamento de estoque: acompanhe o que entra e o que sai da sua loja;
Ativação da contagem regressiva na página de um determinado produto. Boa tática para lançamentos e promoções por tempo limitado;
Marketing: acompanhe suas vendas e saiba o que os clientes estão achando do seu negócio. Disponibilize promoções como cupons de descontos e/ou frete grátis para toda a sua loja ou para determinados produtos.
Conheça mais sobre as funcionalidades do WooCommerce
Acima, listamos, brevemente, as muitas funcionalidades do WooCommerce. Agora, vamos falar mais sobre as principais delas!

Código aberto
Essa é, com certeza, um dos principais diferenciais da plataforma já que permite que o seu e-commerce fique da maneira que você deseja. Por meio dessa facilidade, você conseguirá customizar a sua loja virtual através de extensões, aplicativos e demais recursos nativos que o plugin oferece.

Agendamento de serviços
A funcionalidade é muito útil para vender shows ou quartos de hotel, por exemplo. Os clientes podem acessar um calendário com data/hora, selecionar a reserva ou agendar o serviço.

Pagamentos recorrentes e assinaturas
E por falar em vantagens, caso seu negócio ofereça clube de assinatura, o WooCommerce possui a opção de pagamentos recorrentes. Essa ideia é também válida para a venda de cursos e conteúdos com assinaturas mensais.

Loja no Facebook
O WooCommerce também oferece a funcionalidade de conectar a sua loja virtual ao Facebook. É possível sincronizar os produtos entre as duas lojas. Isso potencializa o alcance do negócio, já que a rede social têm milhões de usuários e permite a realização de anúncios e divulgação.

Leilões
Com essa funcionalidade você é capaz de promover um ou mais leilões simultâneos, com histórico dos lances e cronômetro de contagem regressiva. Depois que uma oferta é a vencedora, a venda já é feita de forma automática.

Emissão de relatórios
Os relatórios emitidos na própria plataforma auxiliam na gestão do negócio. Eles contêm informações e estatísticas de suas vendas, média de negócios diários, número de itens comprados, dentre outras. Mais a frente, vamos falar sobre a melhor forma de implementar o WooCommerce em seu negócio.

Extensões para WooCommerce
O WooCommerce disponibiliza várias extensões que vão tornar a sua loja virtual mais dinâmica, tanto para você, quanto para o seu cliente. Essas extensões estão separadas por áreas, veja as principais:

  • contabilidade;
  • serviço com foco no cliente;
  • gerenciamento do e-commerce;
  • marketing;
  • produtos;
  • relatórios;
  • métodos de envio;
  • widgets;
  • gateways de pagamento.

Como você pode perceber, é muito provável que você encontrará uma extensão especifica para a construção da sua loja virtual que procura.

Recursos próprios do WooCommerce
A plataforma possui muitos recursos nativos interessantes e, por isso, separamos alguns para que você possa conhecer:

Controle do processo de check-out
Há a opção de habilitar e desabilitar o check-out, reforçando a segurança de todos esses processos. Dessa maneira, você poderá vender para diversos países. Há também como montar urls específicas de página, para que possam ser administradas ações específicas durante o processo de check-out.

Acompanhamento do carrinho de compra
Com o WooCommerce, é possível redirecionar o usuário para a página do carrinho de compras após uma conversão. Assim, ele poderá acompanhar o processo de forma transparente e segura.

Cadastro de muitos produtos
O WooCommerce possibilita cadastrar milhares de produtos em sua loja virtual. Não há limitação e isso tornará o seu negócio cada vez mais completo.

Sobre isso, caso exista produtos similares, existe a alternativa de duplicá-los e escrever as diferenças existentes entre eles. E mais: se um for o seu carro-chefe, é só destacá-lo no e-commerce, recebendo assim mais acessos e possibilidades de venda.

Acompanhamento individual de pedidos
Uma das coisas mais legais do WooCommerce é que você pode fazer acompanhamentos para além do abandono de carrinhos, que mencionamos acima. Há como ver como anda as vendas como um todo.

Com o WooCommerce, você mantém o contato com o cliente por meio de e-mail desde a venda até a entrega. Isso, inclusive é perfeito para relacionamento pós-venda. Pra fechar, ainda há a possibilidade de incluir vantagens como frete gratuito, valor único ou cálculo do envio. Essa opção é ótima para quem quer dar vantagens para os melhores clientes.

 

Compartilhe nosso conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Posts Recentes:

btc

Alguns especialistas acreditam que antes do crescimento aos 100K o Bitcoin #BTC vai derrete até

O preço do Bitcoin caiu 11% ontem, é negociada por 35 mil dólares – o

A Rede Oasis foi projetada para oferecer suporte a contratos inteligentes confidenciais, permitindo manter a