Polkadot DOT

O Que É Polkadot (DOT)?
Polkadot é um protocolo open-source de compartilhamento multichain, que facilita a transferência cross-chain de qualquer tipo de dado ou ativo, não apenas tokens, tornando assim uma ampla gama de blockchains interoperáveis entre si.

Esta interoperabilidade procura estabelecer uma rede totalmente descentralizada e privada, controlada pelos seus usuários, simplificando a criação de novas aplicações, instituições e serviços.

O protocolo Palkadot conecta cadeias públicas e privadas, rede “sem permissão”, oráculos e futuras tecnologias, permitindo que estas blockchains independentes compartilhem informações e transações “sem confiança” através da cadeia de retransmissão Polkadot (explicada mais abaixo).

O token nativo da Polkadot, o DOT, serve a três propósitos claros: fornecer governança e operação na rede, e criar parachains (cadeias paralelas) por ligação.

Polkadot possui quatro componentes nucleares:

Cadeia de retransmissão: o “coração” do Polkadot, que ajuda a criar consenso, interoperabilidade e segurança compartilhada em toda a rede de cadeias diferentes;
Parachains: cadeias independentes que podem ter seus próprios tokens e serem otimizadas para casos de uso específicos;
Parathread: semelhante ao parachains, mas com conectividade flexível, baseada em um modelo econômico de pagamento conforme utilização;
Pontes: que permite parachains e parathreads se conectarem e comunicarem com blockchains externos como o Ethereum.

Quem São os Fundadores do Polkadot?
Polkadot foi fundada pela Web3 Foundation, uma Fundação Suíça fundada para facilitar uma rede descentralizada totalmente funcional e fácil de usar, como sendo um projeto de código aberto.

Seus fundadores são o Dr. Gavin Wood, Robert Habermeier e Peter Czaban.

Wood, o presidente da Web3 Foundation, é o mais conhecido dos três, em razão de sua influência na indústria como cofundador do Ethereum, fundador da Parity Technologies e o criador da linguagem de codificação Solidity para smart contract.

Habermeier pertence ao Thiel Fellow e realizou pesquisas e desenvolvimento de blockchain e criptomoedas. Czaban é o Diretor de Tecnologia da Web3 Foundation. Com uma experiência altamente rica em indústrias de fintech, atualmente ele está ajudando a desenvolver uma nova geração de tecnologia distribuída.

O Que Torna Polkadot Única?
Polkadot é uma rede multichain compartilhada, o que significa que pode processar muitas transações em diversas cadeias paralelas (“parachains”). Esse poder de processamento paralelo melhora a escalabilidade.

Os blockchains personalizados são rápidos e fáceis de desenvolver através da estrutura Substrate, e podem se conectar à rede Polkadot em poucos minutos. A rede também é altamente flexível e adaptável, permitindo o compartilhamento de informações entre os participantes, semelhante aos aplicativos para smartphones. A Polkadot pode ser atualizada automaticamente para implementar novos recursos ou remover bugs sem a necessidade de um fork.

A rede possui um sistema de governança altamente sofisticado, focado no usuário, que também ajuda a protegê-la. As comunidades podem personalizar a governança do Blockchain na Polkadot com base nas suas necessidades e condições de evolução. Nomeadores, validadores, “collators” e “fishermen” cumprem várias funções para auxiliar na proteção e para manter a rede e erradicar o mau comportamento.

Fonte: coinmarketcap

Compartilhe nosso conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Posts Recentes:

btc

Alguns especialistas acreditam que antes do crescimento aos 100K o Bitcoin #BTC vai derrete até

O preço do Bitcoin caiu 11% ontem, é negociada por 35 mil dólares – o

A Rede Oasis foi projetada para oferecer suporte a contratos inteligentes confidenciais, permitindo manter a